Páginas

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Policiais do Batalhão de Choque do Rio de Janeiro prenderam hoje um dos traficantes mais perigosos do país, o NEM. Disseram  que os bandidos ofereceram a eles entre R$ 20 mil e R$ 30 mil para que os liberassem, mas eles recusaram.  Ok.  Não fizeram mais do que a obrigação, mas hoje já ouvi tantos e tantos elogios a eles porque recusaram tão polpudo suborno, que fiquei pensando...


Como nos  surpreendemos  positivamente diante de quem  faz aquilo que é o esperado que façam.  Deveria ser a coisa mais normal do planeta não aceitar suborno só que estamos anestesiados de tanto ouvir que há suborno em todo canto, e que "oras, todo mundo faz isso" e que  "suborno faz parte, não dá para evitar" que até achamos que esses policiais são verdadeiros heróis  não só porque prenderam o bandido, mas também por não terem aceito a grana.   Mas...ué? São pagos para fazer é isso mesmo:  cumprir e fazer cumprir a lei. 


Estranho isso, não é?


Que eu jamais perca a capacidade de me espantar diante do errado. Que eu jamais me amolde a este mundo, mas que eu possa, de alguma forma, colaborar para transformá-lo renovando minha mente, dia após dia.  Anestesiada isso é impossível.